by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novos sorrisos

Foi hoje publicada a Lei 9/2010 cujo objecto, segundo o que se lê no seu artº 1º, é permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A "culpa", também, foi da crise, é o que se pôde deduzir da declaração ao país do Dr Cavaco Silva.
Por acaso, ouvi atentamente a comunicação do PR desse dia 17 de Maio, o dia em que o Dr. CS promulgou a dita Lei.
Durante os primeiros minutos do discurso, apostei, para com os meus botões, que o sr. PR não iria promulgar a dita cuja, tal os "feles figadais" que a palavra "casamento" aplicada a pessoas do mesmo sexo lhe causava; houve, aliás, quem contabilizasse o número de palavras do seu discurso, salvo erro 634:
- 390 palavras para esclarecer os motivos pelos quais era frontalmente contra os princípios, meios e os fins do diploma;
- 72 para expor os efeitos práticos de veto presidencial;
-156 para explicar que até os PRs são obrigados a engolir sapos, por via da crise, da união dos portugueses, apesar as suas convicções mais profundas (ou dos votos em vésperas de eleições...?), e, finalmente,
-16 palavras para informar que tinha promulgado a lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Bom, seja lá por que via for, a verdade é que hoje é Lei e Portugal torna-se, mais uma vez, um País de proa no Mundo.
Não vamos voltar a dar "novos mundos ao mundo", porque o mundo está todo dado, mas, certamente, vamos dar-lhe novos sorrisos, novas esperanças e, sobretudo, novos e legítimos direitos.
E agora, quem comenta? Quem não vai a votos??
:):)

8 comentários:

  1. Durante anos lamentei que amigos e amigas minhas, que se amavam, não tivessem os mesmos direitos que eu, que por acaso (e não graças a deus...)sou heterossexual. Finalmente uma uma das muitas injustiças e discriminações desapareceram da lei. Não desapareceu porém da sociedade.
    Fui solidária antes, continuarei a ser solidária.

    ResponderEliminar
  2. Helena
    Tens razão, infelizmente. Desapareceu da lei, mas lamentavelmente parece que ainda não desapereceu da sociedade. É que escrever no papel é fácil, mas "escrever" nas mentalidades é coisa bem mais dificil, não é?
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Acho tão legítimo que as pessoas queiram casar-se como não. E essa legitimidade estende-se obviamente às várias opções sexuais de cada um. Durante algum tempo, para contornar o desconforto óbvio de uma lei como a que foi promulgada, a questão evoluiu em termos retóricos - deveria chamar-se casamento a uma união que não tinha como objectivos a formação de uma família nuclear (ainda me hão-de explicar porquê!)?
    Contornados esses pormenores, hoje, devemos congratular-nos por termos dado mais um passo no sentido da igualdade efectiva de todos os cidadãos.
    E eu, que sou católica praticamente, não sinto que o meu Deus tinha ficado ressentido com a decisão ;-)
    Mas isso sou eu a teclar...

    ResponderEliminar
  4. We,
    o teu Deus, que por acaso tb é o meu Deus, quando criou a Humanidade foi Pai de todos, não foi?
    Pronto,...bj

    ResponderEliminar
  5. Todos têm o direito a serem felizes independentemente das suas escolhas sexuais. Todos têm o direito a verem os seus direitos defendidos na Constituição. Não podemos ser sempre um país de terceiro mundinho, retrógrada e pequeno.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Natália
    Lá pequeno somos nós, pelo menos em dimensão, mas que sejamos grandes em príncipios, valores e direitos.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Concordo plenamente com esta Lei.
    Todos têm direito à igualdade.
    Perante a nossa Constituição, todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na mesma.
    Todos os cidadãos têm direito à dignidade social e são iguais perante a lei.
    A vida humana é inviolável.
    A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à PROTECÇÂO LEGAL CONTRA QUAISQUER FORMAS DE DISCRIMINAÇÂO.
    Será que os direitos e os deveres consignados na nossa Constituição estão a ser cumpridos???

    ResponderEliminar
  8. Angels,
    Creio que o que é lei está a ser cumprido dentro da medida daquilo que é estritamente legal. Agora não há lei que mude mentalidades...
    Bj

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...