by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sábado, 15 de maio de 2010

Memórias



Este post insere-se no desafio da Bloggincana do mês de Maio -

Você é TOC? -

QUEM É TOC?
CONFESSE TUDO: VOCÊ É PORTADOR DE "TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO"? SIM, VOCÊ É UM PERIGOSO TOC? COLECCIONA, GUARDA, ARQUIVA COMPULSIVAMENTE? NÃO DEITA NADA FORA? RETÉM COISAS QUE NÃO SERVEM PARA NADA SÓ PORQUE PODEM SERVIR PARA ALGUMA COISA? LAVA AS MÃOS SUCESSIVAMENTE, VERIFICA AS PORTAS E JANELAS SEM PARAR? LEVANTA-SE PARA VERIFICAR O GÁS? CONFESSE... VOCÊ É TOC?
Ora vamos lá ao confesso deste mês...
Eu fui uma perigosa TOC, mas já passou.
Já lá vão uns anitos...
Tinha uma obsessão por tudo o que era lei, decreto lei, decreto regulamentar, decreto normativo, decreto conjunto, portaria e coisas afins.
Lia, relia, sublinhava. Primeiro a lápis, depois a marcador. A seguir, voltava a ler e anotava, à margem, aquilo que a cabecinha teimava não deixar entrar. Seguidamente, criava umas pastas todas janotas, a condizer com a importância do papelote, com separador devidamente identificado e arquivava meticulosamente o dito, não sem antes ter pedido dezenas de cópias do mesmo para distribuir por alguns colegas de trabalho (alguns dos quais hoje se dizem obsessivamente distraídos), e agendar o "esmiuçamento" da norma para as próximas reuniões do burgo.
Ora, como os meus superiores sempre foram muuuiitoo produtivos, (em termos de produção de normativos) eu fui desenvolvendo, ao longo os anos, esta minha tendência TOC.
É que vocês podem não saber... mas épocas houve em que hoje "emanavam " que se pintasse de branco e amanhã o fax "cuspia" ordens superiores para que se pintasse de preto. Ora se foi!!
E com esta emanações ministeriais todas, a minha TOC progredia a olhos vistos.
Saía noite dentro, muitas vezes já madrugada e acordava ainda o sol não se tinha levantado, para repetir o ritual.
O meu carro foi o grande privilegiado!! Teve sempre lugar junto da entrada do meu serviço, mesmo à porta. Àquelas horas nunca teve concorrência!
Pensando bem, agora que estamos em crise, deveria ter acumulado as minhas funções com as de guarda nocturno.
Coleccionei horas, fins de semana, feriados, dias de férias não gozados de volta de papéis, lendo, relendo, arquivando...
Coisas que não serviram para nada, pensando, para com os meus botões, que um dia poderiam servir para alguma coisa ou, imagine-se, para alguém!!
Retive, na minha memória, montanhas, resmas, paletes de números, de normas, de decretos, de leis, de regras, em detrimento de caras, de sorrisos, de momentos, de prazeres, pois não os vivi, não tive tempo.
É que o tempo não estica e muito menos volta atrás .
Mas a memória, essa...essa é traiçoeira!!
E agora, sou ou não uma TOC perigosa?
:):)

19 comentários:

  1. Que sincero depoimento... Dar-se conta que o tempo passou e o TOC não deixou viver todos os momentos como poderiam ter sido... Pena,né? Um beijo,chica

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que sejas uma perigosa TOC, mas andaste por lá. Nesse teu trabalho que te consumia horas e horas que os nossos superiores não contabilizam, davas tudo e sacrificaste muito e, tal como dizes, muita coisa te passou ao lado. Ainda assim tiveste compensações. Ser-se profissional tem os seus custos.

    Beijinhos para a menina que já não tem TOC.

    ResponderEliminar
  3. querida,
    todos nós temos algum tipo de toc,
    um abraço
    Boas energias,
    Mari

    ResponderEliminar
  4. Oi Ana! Puxa, que situação difícil hein? Ainda bem que vc já se livrou dela! Afinal, no mundo civilizado (?) o que não falta é lei pra regular a vida em sociedade, um prato cheio pra quem trabalha com isso... Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!
    Fico feliz em saber que já não és mais assim compulsiva com teu trabalho, pois os dias e momentos não vividos também se tornam compulsivos! E mais compulsivos ainda a tristeza pelos sorrisos e sonhos não vividos.

    Amigos, não consultem os relógios
    quando um dia eu me for de vossas vidas
    em seus fúteis problemas tão perdidas
    que até parecem mais uns necrológios...

    Porque o tempo é uma invenção da morte:
    não o conhece a vida - a verdadeira -
    em que basta um momento de poesia
    para nos dar a eternidade inteira.

    Inteira, sim, porque essa vida eterna
    somente por si mesma é dividida:
    não cabe, a cada qual, uma porção.

    E os Anjos entreolham-se espantados
    quando alguém - ao voltar a si da vida -
    acaso lhes indaga que horas são...

    Mario Quintana

    Beijo na alma...

    ResponderEliminar
  6. Ana, se é, e tenho minhas dúvidas, é uma TOC muito original! Nunca havia pensado, nem lido nas descrições de TOCs maníacas por decretos, leis, e afins!
    Ainda bem que passou!
    Muito bom seu texto, e cumpriu a TAREFA de forma brilhante!

    Obrigado por ter participado!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Chica,

    Pois é. E não foi por falta de avisos. Mas isto das TOC tem muito que se lhe diga...
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Natália, minha querida
    Muita coisa me passou ao lado, pois foi... a vida, passou-me ao lado.
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Mari,
    Também acho que sim, todos temos algum tipo de TOC.
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla
    É mesmo, não é?
    Obrigada pelo abraço
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Andreia,
    Pois parece que estou "curada".
    Obrigada pela visita e pelo delicioso poema.
    Volte sempe!
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Eduardo
    Há TOCs para tudo!!!
    E legislação é só mais uma mania!!
    Obrigada pelas suas palavras.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ana
    Lembro-me dessa tua fase (olha lá, referias-te a mim?), mas tentavas apenas ser uma boa profissional. E foste. Infelizmente, deixaste passar algumas coisas que não voltam. Mas fica a satisfação do dever bem cumprido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Oi Ana
    O assunto veio a calhar porque voce já teve a experiencia . E um TOC bem peculiar.
    Bom sabe-la curada. Se lhe restou alguns são aqueles conciliáveis, nao?
    abraços, gostei da participação.
    pretendo arriscar a minha amanhã rsrs

    ResponderEliminar
  15. Pois é, a pergunta final é devastadora. Provavelmente estás numa fase de cura. E este tema ajudou. Eu tb. sou um sublinhador nato. Todo o meu curso de direito foi tirado a sublinhar e a ressublinhar o sublinhado, de tal forma q os livros não se conseguem ler. Tinha tb um magnífico conjunto de cábulas em harmónio que resumia a matéria toda e era incapaz de ir a exame sem as levar. Mas, como as deitei todas fora, se calhar não sou TOC... Bela prestação. Adorei!

    ResponderEliminar
  16. Teresa,
    Lembras-te? Obrigada pelo elogio (boa profissional...).
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Lis,
    É verdade. É uma TOC daquelas...
    Força para a sua participação.
    Bj

    ResponderEliminar
  18. Expressodalinha,
    Diria antes que estou curada!
    Obrigada pelas sua palavras gentis.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Pois fica claro que esse era um TOC potencialmente "letal". Felizmente teve cura e deixou a sua portadora prontinha para outro ... será?

    Abraço.

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...