by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Homenagem do Mário a mim

Quase 


Um pouco mais de sol - eu era brasa,
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...
Assombro ou paz?  Em vão... Tudo esvaído
Num grande mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor! - quase vivido...
Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim - quase a expansão...
Mas na minh'alma tudo se derrama...
Entanto nada foi só ilusão!
De tudo houve um começo ... e tudo errou...
- Ai a dor de ser - quase, dor sem fim...
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se enlaçou mas não voou...
Momentos de alma que, desbaratei...
Templos aonde nunca pus um altar...
Rios que perdi sem os levar ao mar...
Ânsias que foram mas que não fixei...
Se me vagueio, encontro só indícios...
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas;
E mãos de herói, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sobre os precipícios...
Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...
Um pouco mais de sol - e fora brasa,
Um pouco mais de azul - e fora além.
Para atingir faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...


Mário de Sá Carneiro (1890-1916)

                                                             Gustav Klimt
                                                                               El beso

12 comentários:

  1. Mário,
    os poetas devem ser mm assim... conseguem antever, sentir os sentimentos do mais comum dos mortais, um século antes e escrevê-los como se fossem eles, não é? É por q isso são seres imortais?

    ResponderEliminar
  2. às vezes falta-nos esse "golpe de asa", a distância entre a felicidade ou a mera existência. Quando temos a escolha na nossa mão...

    ResponderEliminar
  3. Que linda poesia e homenagem!beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Gaivota
    Podes ter razão, provavelmente até tens, sob uma perspectiva meramente racional.

    Bjs de gaivota

    ResponderEliminar
  5. Chica
    Mário de Sá Carneiro tem poesias lindas. Esta é a minha preferida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A felicidade dum "golpe de asa" acontece quando se equilibra o racional e o emocional.

    ResponderEliminar
  7. O poeta esteve bem...
    Esse golpe de asa é tão difícil de encontrar...

    ResponderEliminar
  8. POIS,FALTOU UM GOLPE DE ASA OU FALTOU MESMO ACREDITAR EM SI ? EXISTEM AS INSEGURANÇAS,OS MEDOS,OS RECEIOS...E LOGICAMENTE A SORTE TAMBÉM FAZ FALTA,ESTAR NO SÍTIO CERTO,À HORA CERTA,COM A PESSOA CERTA...
    UM POETA FRUSTRADO...DESENCANTADO ...ATÉ POR NÃO GOSTAR DA SUA IMAGEM...AQUI COMEÇA UMA GRANDE QUESTÃO...

    BEIJINHOS PORQUE TU FOSTE MAIS ALÉM E NÃO ESPERASTE GOLPES DE ASA...:)

    ResponderEliminar
  9. Há. dias. assim

    Os poetas estão sempre bem, não é? Por isso é q são poetas.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Pedras,

    Aiiiiiii, tão amrgas q nós estamos para com o Mário!!
    Ainda bem q estás mais amável comigo:))))
    Bjs tb para ti
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Ué, então não escrevemos nada de novo? Ganda fim de semana, hã? Pois é, coitado do Mário... Mal sabia ele que os portugueses se encarregariam de, mesmo pobretes, terem fins de semana alegretes ;-)
    E, sim, deixou-nos poemas lindíssimos para lermos quando estamos com a veia...

    ResponderEliminar
  12. We,
    Ganda fim de semana mm, hem?? Fui às estrelas e voltei! Encontrei lá o Mário, sabias? Disse-lhe q estas coisas de pobretes e alegretes é a única coisa q se leva da vida. Isso e os poemas dele.
    beijos e volte sempre

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...