by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

terça-feira, 16 de março de 2010

Há uma explicação!!

Desculpem, mas o meu espírito racionalista e eminentemente científico não pode aceitar tamanho absurdo!
Tem de haver uma explicação racional, plausível mesmo assente nas ditas ciências sociais que justifique tal facto.
Já sei que vou ser bombardeada. Mas não se preocupem, podem fazê-lo à vontade, que estou preparadíssima e cheia de argumentos cientifica e emocionalmente válidos.
Mas meus senhores e minhas senhoras expliquem-me lá, se souberem e se puderem, qual razão que leva o SLB a ser o maior clube nacional?
Sei que foi um grande clube, sim senhor. Até visitei o museu do clube, há uns anos, com o meu filho Nuno (coisas de mãe). Mas eu disse foi.
Bolas de trapo, camisolas a lembrar camisolas interiores, enfim…outros tempos.
Até vi uma taçitas já muiiiiito gastas de tantas vezes que lhes devem ter puxado o brilho!! Para não falar das que devem ter gasto, também, só com o olhar!!!
Tempos muito idos, mais idos que os cabelos genuinamente negros do grande Pantera Negra.
Mas isso é História. Passou. Não entendo como as novas gerações conseguem continuar a viver e vibrar à sombra da história.
E há mais… e pior.Já repararam que raramente se encontra um português nascido fora do território nacional, vulgo território continental, que não seja adepto dessa cor…desse clube? Mas porquê? Mas porque carga de água, My God? Por serem já pessoas de uma certa idade e esse clube ser o único orgulho que a bandeira verde e vermelha fazia ter no seu país de origem? É isso?
Mas os tempos mudaram!! E agora é o meu FCP que traz orgulho ao nosso rectângulozinho. 1987. Ganhámos tudo quanto havia para ganhar, nunca mais me esqueço deste ano!! Grande FCP!!! Repetimos a proeza, anos mais tarde, com o Mourinho à frente da equipa, depois de ter sido, literalmente, escorraçado pelos “gloriosos” (“glorioso” de outros tempos, claro). Foi a rampa de lançamento do treinador.
Não entendo como as novas gerações continuam a fazer daquele clube (que se auto proclama de glorioso, que se coroa a si próprio, que só apresenta dois ou três jogadores portugueses no relvado, em cada jogo, que têm vindo a deixar descair o seu inaudito palmarés ao longo dos anos), o “maior clube português”.
Ou por outra, entendo.
Querem que eu diga, eu digo, não me custa nada. Até já assisti à cena, ao vivo e a cores. Ora vejam:
As criancinhas mal nascem, vêem o papá com uma máquina fotográfica em punho a tirar-lhes o retrato. Depois deixam de ver o papá.
Entretanto, o papá sai a correr da maternidade, vai a loja mais próxima onde revelam a foto digital, corre até ao estádio desse clube, inscreve o seu petiz, cola a foto recém revelada no cartão de sócio nº 2104593, volta a correr para a maternidade e pendura o cartão de sócio no berço do desgraçado do Eusébio Manuel Vale Azevedo, ao mesmo tempo que coloca a águia de peluche aos pés do berço.
Quando o Eusébio volta a acordar para a primeira mamada, a primeira coisa que vê é a sua foto colada num cartão ao lado de um pássaro amarelo de asas ameaçadoramente abertas , com umas palavras escritas em latim que ele nunca entenderá. Mas como é a primeira vez que irá experimentar o seio da mãe, e isso sim é uma sensação agradabilíssima, estabelece-se uma associação de ideias, no seu inconsciente, da qual ele nunca se aperceberá, mas nunca irá esquecer. Só a psicanálise conseguirá desvendar o mistério e libertar o Eusébio do martírio…
Et voilá.
P.S.: Hoje, prometeram-me um jantar no melhor restaurante de Lisboa, caso o SLB ganhe o campeonato. Peço sugestões sobre bons restaurantes em Lisboa e arredores (excluindo margem sul).
P.S2: Prefiria estar 2 anos sem jantar a ver o SLB ganhar o campeonato, mas já que tanto insistiram em oferecer o dito jantar...

12 comentários:

  1. Que texto delicioso e até me ri com a situação da maternidade mas tão vulgar aqui pelo burgo.
    Acho que se fizessem um inquérito à violência doméstica versus clube sei quem ganhava de certeza absoluta!
    Bem como restaurante eu vingava-me num bem caro e acrescento que preferia 4 anos a ver o SLB ser campeão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ah boa Ana! Isso é que é escrever sem "papas na língua". Surpreendeste-me! O texto é hilariante.

    És óptima a analisar e a criticar o que se passa no futebol. Os portugueses continuam voltados para o passado e ainda há muitos "Velhos do Restelo"!

    Beijos azuis

    ResponderEliminar
  3. Nando,
    Esta estava entalada "há que séculos". E não é que conseguiram tornar o meu filho mais velho num "lampião"? Enfernizaram o espirito do gaiato com equipamentos e coisas afis ainda ele não sabia distinguir as cores!!

    ResponderEliminar
  4. Querida Natália
    Em primeiro lugar obrigada pela cor dos beijos. Só tu, minha querida, só tu me compreendes!
    De resto, foi o que disse ao Nando. Tranformaram o noso Nuninho num dos deles.
    Bj (azuis)

    ResponderEliminar
  5. Ana,

    É dor de cotovelo, só pode!!!
    O SLB continua a ser o maior clube nacional como a selecção o é. Explica-me como o vermelho/encarnado é uma das cores representada na Bandeira Nacional e o azul não é!!! Lá está, bandeira nacional=maior clube nacional.
    Como vês, não é só os Português nascidos fora do território nacional são adeptos do SLB.
    Porque será que as novas gerações...alfacinhas de gema...nortenhos de gema...etc, etc continuam a proclamar este clube de glorioso? Porque este clube continua a ser o único orgulho que a bandeira verde e vermelha faz ter neste país, o NOSSO PORTUGAL!!!
    " E PLURIBUS UNUM " = " DE MUITOS, UM "!!! LINDOO
    Quem quer comentar esta frase???
    Vermelho/Encarnado a cor do Sangue... Coração... Amor... Paixão.
    Fico por aqui...
    Beijo (vermelho)

    P.S: Posso fazer-me convidada para o jantar???

    ResponderEliminar
  6. Angels,
    Só vens dar mais razão ao que digo. Outra coisa, o azul fez parte da bandeira nacional, sim. Das primeiras bandeiras, das bandeiras da monarquia.... Tal como o latim é uma lingua morta, o SLB, vive de acontecimentos do passado, apenas vivos na memório de muito poucos.
    P.S.: Quanto ao jantar, não percebi...

    ResponderEliminar
  7. Ana,

    Tens razão quando dizes que o azul fez parte da bandeira nacional.
    Fez=verbo fazer na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo= PASSADO... Tal como a monarquia=PASSADO.
    SLB é presente na memório de muitos. Como dizes no teu post, as novas gerações continuam a proclamar este clube de glorioso.
    Nova gerações=PRESENTE/FUTURO não PASSADO.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Continuo à espera de mais post seus!
    Bj.

    ResponderEliminar
  9. OLá ANA

    Espero que esteja tudo bem contigo. Estou algo preocupada contigo com este silêncio.

    Fica bem.

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Maré Alta, Natália
    Por vezes é necessário parar.
    Mas estou de volta.
    Prometo que vos compensarei por esta ausência. Até porque sinto necessidade de gritar para o MUNDO muita coisa que me incomoda.
    Bj para as duas

    ResponderEliminar
  11. Olá, Anónimo

    Realmente esse é o comentário mais elucidativo que alguma vez publiquei. Será o q? uma charada ? a fórmula secreta com a qual o SLB parece ter chegado ao título?
    Mas volte sempre, com ou sem charadas.

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...