by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

YES, I CAN!!!


Sempre fui uma acérrima defensora da igualdade entre sexos, ou por outra, entre géneros.
Não particularmente adepta dos movimentos femininistas, sobretudo os da segunda onda, que tiveram como auge o concurso Miss América e a famosa queima de sutiãs, mas sempre sustentei a promoção da igualdade dos direitos entre homens e mulheres, passando por campos tão vastos como o direito ao sufrágio, a igualdade tratamento no local de trabalho, entre outros.
No entanto, e contradizendo um pouco aquilo que teoricamente defendo, na prática sempre considerei existirem tarefas (mesmo as mais comezinhas e triviais) que deviam ser específicas de um ou de outro género.
Não falo, certamente, daquelas que são adstritas às diferenças ao nível fisiologia humana, evidentemente. Nesse campo, continuo a entender que somos diferentes e que o Homem não pode ter a veleidade de tentar, sequer, alterar a natureza intrínseca das coisas.
Falo de tarefas como lavar o carro, mudar um pneu ou verificar a pressão dos mesmos. Refiro-me a banalidades como carregar com as compras do supermercado ou colocar um candeeiro no tecto.
Não sei se por considerar que a compleição do género masculino é mais adequada a certas tarefas, se por achar que os homens tem uma inclinação ou uma disposição inata para este tipo de encargos.
Bom, seja como for, há coisas que nunca fiz na vida e que, até ao momento, julguei ser incapaz de as realizar.
Mas hoje ultrapassei essa barreira, que verifiquei ser não mais do que um obstáculo mental pré-concebido, perfeitamente ultrapassável, como tantos outros certamente o serão.
Hoje, levei o meu carro à inspecção!!!
Claro que foi uma aventura (muito diferente daquelas aventuras publicadas em livros juvenis…), mas mesmo assim, aventurei-me.
“Onde está o triângulo?” Pois, algures entre a confusão de embrulhos, sacos e livros que enchem o porta bagagem do carro.
“O colete?” Qual colete? Aquele de um verde alface? Ah? Esse?! Pois, certamente que o tenho. É só questão de procurar. E lá o achei!!!
Seguiu-se a fase mais técnica. “Ligue os médios, os máximos, desligue, ligue os faróis de nevoeiro…”
Faróis de nevoeiro??? Onde será o botão?? Quando está nevoeiro ligo os médios!
Ok, lá descobri um botaozinho que se premia num sentido ou noutro, consoante se pretendesse ligar os faróis de trás ou os da frente. E agora? Qual o sentido para acender o farol de nevoeiro traseiro? Enfim, …. Nada como experimentar as duas posições.
Continuando, “Ligue o limpa pára brisas”. Liguei, sem custo, mas água era coisa que não existia no depósito, por isso, não limpou…. (chumbo???).
Bom, segui-se um “Abra o capôt”. Mas o capôt está aberto, é só carregar na mola. “ Não, minha senhora, isso é o porta bagagem. O capôt tem um manípulo por baixo do volante.” Ai tem? Então se tem vou descobrir, com certeza. E descobri, claro está.
Por último, uma pergunta “A Srª anda muito com o carro na cidade, às voltinhas, não?” Sim, de facto ando. Mas porquê? “ Nota-se, está pouco puxado”. Pensei para comigo, “ Puxar carros? Isso é coisa de homens!!”
Et voilá!! Acabou a inspecção.
Resultado? APROVADO, mas para a próxima tem de trazer água no depósito do limpa pára-brisas! Combinado, vou ver se consigo descobrir o dito depósito.
Como a Teresa dizia no outro dia no seu “Osmeusóculosdomundo”, - O melhor é olhar para o espelho e procurar o leão que há dentro de cada um de nós.-
Façam isso todos os dias. Recomendo!!

5 comentários:

  1. Olá Ana.
    Só agora? Só agora enfrentou uma inspecção.
    Benvinda ao clube.
    Astro Rei

    ResponderEliminar
  2. Ana
    Fartei-me de rir. É que parecias mesmo eu, quando tive também de enfrentar essa terrível provação da inspeção ao meu carro. Mas, sabes, descobri uma forma de rodear isso: levo o carro ao Sr. Tomé (o mecânico), faço o meu ar de Barbie, e peço-lhe para dar uma olhadela geral e, se possível, levá-lo depois à inspeção. Ele concorda, eu deixo-lhe as chaves e, com um suspiro de alívio, vou buscá-lo no dia seguinte, já prontinho. Não é uma boa solução?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que é uma boa solução, Teresa. Mas achas que eu consigo fazer de ar de Barbie?? Para o ano vou tentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Achei muito engraçada a sua 1ª experiência em enfrentar uma inspecção.
    Pelos vistos não custou nada, pois não???
    Continue a olhar-se ao espelho e procurar o leão dentro de si.
    Vai ver que outras tarefas impensáveis serão realizadas por si.
    Ah!!! Quanto às tarefas masculinas tenho a dizer que muitos (homens) não têm jeitinho nenhum para as realizar.
    Minha humilde opinião...

    ResponderEliminar
  5. Olá, Anónimo

    De facto foi uma experiência engraçada. Mas não me atrevo a pendurar nenhum candeeiro no tecto, isso tenho a certeza. É como fazer fazer furos com o berbequim... vinha a casa abaixo (na melhor das hipóteses).
    Volte sempre

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...