by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Olá

Olá!!

Dia 1 de Dezembro de 2009.
Senti-me tocada pela magnificência dos feitos portugueses, que culminaram hoje com a entrada em vigor de mais um famoso Tratado, (que não o de Tordesilhas), e aqui estou eu.
Apeteceu-me escrever...

10 comentários:

  1. Fizeste bem. Escrever faz bem à alma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Teresa.
    Claro que tenho muito que palmilhar...mais um desafio.

    ResponderEliminar
  3. O dia da indepência!
    A corrida com os Filipes de Espanha.
    O Tomar das rédeas de Portugal por Portugueses.
    Sempre foi um acontecimento histórico importante.
    Assim, ao sim de alguns séculos, sentimos algum orgulho mais uma vez, pelos Portuguese voltarem à ribalta.
    No que diz respeito à Cimeira Ibérico Americana, bem como, pelo Tratado de Lisboa.
    Algumas vozes, de mau aguro, resolveram dizer que o tratado estava aquém das espectativas.
    Porventura, queriam o tratado ideal, para uma sociedade utópica.
    Só não chamo os "velhos do restelo", porque esta figura em Camões, não revela nada a conotação que se pretende dar. Muito pelo contrário.
    Resta saber, qual era o ideal para eles.
    Pois já é um principio do nada, falar-se nas alterações climáticas, do desemprego,da inovação tecnológica, etc...., revela tomada de consciência de estes problemas.
    Agora esperemos estejam presentes os principios humanistas na procura de soluções para estes problemas.
    É sempre importante que Portugal presida a estes acontecimentos e participe neles. A projecção do nosso País com quase 900 anos de história.
    Astro Rei

    ResponderEliminar
  4. Olá, Astro Rei
    Tens razão, pelo menos já se revela alguma coisa. Não querendo parecer "Velha do Restelo" (até nem paro muito para esses lados), não consigo estar tão optimista quanto tu. Veremos, só o tempo dirá se é utopia ou realidade.

    ResponderEliminar
  5. De facto, só o tempo dirá se é utopia ou realidade.
    No entanto, é bom não esquecer:
    " A verdadeira mudança vem de dentro"
    Entenda-se de dentro de nós.
    Astro Rei.

    ResponderEliminar
  6. CIMEIRA DE COPENHAGUE SOBRE O CLIMA.
    Concentremos as nossas atenções em Copenhague! O comboio ecológico chegou hoje.
    Nos próximos dias, sete a dezoito de Dezembro, decorrerá a próxima Conferência da ONU sobre a Mudança Climática. Pretende-se com esta cimeira substituir o Tratado de Kyoto.
    Algumas propostas vão ser apresentadas e discutidas pelos países que presidem a esta conferência. Muita água vai correr debaixo da ponte.
    Ao contrário do Protocolo de Kyoto, a proposta do Equador, não visa criar um mercado de carbono,tem como finalidade evitar que ele seja emitido. Não se limita, pois, a apelar à diversificação de fontes energéticas e com isto alimentar alguns lobys. Sugere a necessidade de reduzir a procura de energia, quaisquer que sejam as suas fontes, o que implica uma mudança de estilo de vida que será mais exigente nos países mais desenvolvidos. Será que estamos preparados?
    A iniciativa equatoriana visa compromoter-se a deixar no subsolo recursos de petróleo calculados em 850 milhões de barris existentes em três blocos Ishpingo, Tambocacha e Tipuyini- Parque Nacional Amazónico Yasurí, se os países mais desenvolvidos compensarem o Equador em metade dos rendimentos que deixará de ter em resultado dessa decisão.
    O Cálculo é que a exploração gerará, ao longo de treze anos, um rendimento de 4 a 5 biliões de euros e emitirá para a atmosfera 410 milhões de toneladas de CO2. Tal não ocorrerá se o Equador for compensado em cerca de 2 biliões de euros.
    Face ao acima exposto emerge a seguinte questão: Estaremos todos preparados para abediacrmos do nosso conforto para um Planeta Melhor?
    Porque não, vestir mais umas camisolas e embrulharmo-nos numas mantas ao serão, lendo um bom livro. Estaremos preparados para uma mudança de comportamento?
    Pela minha parte, SIM.
    Até porque, mais vale ler um bom livro, do que ouvir papagaios televisos, que vomitam anorexia intelectual. Para não falar, na poupança no consumo de energia, para a qual todos nós contribuíriamos.
    Vamos ter esperança na Cimeira de Copenhague.
    Esperemos pelas propostas de outros países.
    Astro Rei.

    ResponderEliminar
  7. Isso é q é interesse pelo ambiente!!
    Conhecerás coisa mais romântica do que um serão na companhia de umas boas mantas, um bom chá e um belo livro? Ok, pode ser um bom filme, tb aceito.
    Já agora, encomendemos ao S. Pedro uma boa tempestade de neve para a noite da consoada.

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Ao que parece, os países que estão na Cimeira de Compenhague, tentam salvar o Planeta Terra dos mais variados desastres naturais.
    No entanto, ao que parece os países mais desenvolvidos vão continuar a poluir em grande.
    Em contrapartida, decidem pagar aos paíse mais afectados e prejudicados pela poluição.
    Será que esta contrapartida é justa?
    Claro que não!
    Sendo assim, e a confirmar-se esta posição, tudo fica igual, a esperança morre. Logo, não correrá o risco, de passar um serão romântico embrulhada numas mantas a ler um livro ou ver um filme.
    Quanto ao S. Pedro, ele decide.
    Bj
    Astro Rei

    ResponderEliminar
  9. Olá, Astro Rei
    Pois, parece que desta é que o célebre slogan "os ricos que pagem a crise" vai fazer algum sentido. No entanto, penso que cada um de nós pode começar a fazer algo pelo ambiente. Olhe que com ou sem acordo, não dispenso os meus serões de inverno enrolada numa manta e com um bom livro numa mão e um chocolate quente na outra.... e algo mais, quem sabe?

    ResponderEliminar
  10. BRAÇO DE FERRO ENTRE A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS.
    Pois é amiga, enquanto estes dois continuarem a fazer o que lhes apetece. Neste caso, poluir em grande,isto é, emitir CO2 para atmosfera a seu belo prazer, comprometendo tudo resto.
    Não adianta serões embrulhadas em mantas com o sem chocolate na outra mão.
    Na cimeira de Copenhague estão reunidos cento e noventa e dois países, apenas a China e os Estados Unidos, não querem cumprir as metas que lhes foram impostas.
    Lá se vai a esperança da Cimeira de Copenhague.
    Astro Rei

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...