by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

“Cresce e (des)Aparece vs Tolerância Zero"





Nada mais complicado do que chegar à essência das coisas simples.
Há um tempo para crescer, amadurecer, desenvolver e tomar consciência do que somos, de quem somos e de como somos. Apercerbermo-nos das diferenças e das semelhanças; conhecermo-nos a nós e os outros.
A nossa personalidade vai surgindo como fruto das nossas vivências, da nossa socialização e, quiça, do nosso património genético.
Porém, hoje, além do QI valoriza-se cada vez mais o QE, fala-se em inteligência emocional, certamente uma consequência da teoria das inteligências múltiplas, que justificam o comportamento humano.
Assim, tudo está devidamente compartimentado, formatado, encaixado... Quem sai fora dos padrões estabelecidos, dos limites do comum, obrigatoriamente traduz perturbações ao nível emocional, imaturidade, inadequação, esquizofrenia, catatonia mais um sem número de vocábulos pertencentes ao complexo e poderoso léxico científico, capaz de catalogar qualquer ser que se apresente como um desvio à norma.
Em tempos idos, quando alguém apresentava uma ideia ou um comportamento diferente do comummente aceitável, dizia-se, em jeito de conclusão e com uma palmada nas costas: “Cresce e aparece”.
Hoje, analisa-se o QE, vasculha-se a infância, pesquisam-se, minuciosamente, as disfunções familiares, afere-se a motricidade fina, mede-se o grau de integração e interacção com os animais de estimação, analisa-se a dieta alimentar, anota-se as horas dedicadas sono, ... Depois de encaixar devidamente a personalidade desviante numa patologia psicossomática de renome, prescrevem-se os ácidos, as bases , os sais e outros utilizados em situações tais; manda-se vir o psicólogo mais o psicanalista; chama-se o terapeuta da fala e o sociólogo; recomenda-se o fisioterapeuta e o padre. Fala-se com o professor, o pai, a mãe e já agora a parteira que atestará o parto complicado. Cria-se a chamada “equipa multidisciplinar” cujo próprio nome indica, servirá para disciplinar a personalidade indisciplinada. Já não se diz cresce e aparece. Agora somos TOLERANTES!!


“A delícia de ser compreendido, não a pode ter quem se quer ver compreendido, porque só aos complexos e incompreendidos isso acontece; e os outros, os simples, aqueles que os outros podem compreender - esses nunca têm o desejo de serem compreendidos.”
Fernando Pessoa in Livro do Desassossego

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, então diga lá de sua justiça...