by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prazeres


Eu, dorminhoca, me confesso


Um dos poucos prazeres que tenho na vida e que ainda não me foram negados, por ordens médicas, é dormir.

Desde sempre… adoro dormir. Quem se atreve a importunar as minhas 8/9 horas de sono por noite, bem pode aturar a minha irascibilidade no dia seguinte. Dizem, tenho um péssimo acordar (pudera, despertar-me de um dos poucos prazeres…). Não se trata de um capricho destinado a manter a beleza inata da minha pele sardenta; nada tem a ver com o repor de baterias, tão pouco com um comportamento depressivo, e não, não se trata de uma alentejanisse, pois embora adore e admire aquela província (ainda existem províncias?), o meu gosto por dormir é muito meu, vem de mim e de tempos imemoriais.

Confesso que em muitas ocasiões me senti constrangida e obrigada a desculpar-me com isto ou aquilo. Era o funcionamento renal ou uma noite mal dormida; era o cansaço acumulado ou uma gripe iminente; era tudo o que justificasse uns minutos extra-norma dentro dos lençóis, pois sentia-me encabulada pelo facto de gostar tanto de dormir.

Mas que coisa!!! Teremos nós de justificar todos os nossos pequenos prazeres, mortais ou imortais? Será sempre necessário dar uma explicação para todo e qualquer desvio à regra? São os quiilinhos a mais, é o colesterol que dispara, é a ruguinha malvada que aparece, é o cabelo branco que surge num mar de cabelos azeviche, é a roupa mais leve que usamos ou os sapatos mais altos que gostamos, é,… é, somos!! Somos nós e as nossas circunstâncias, não é?

Mas para os que ainda não tiveram oportunidade de ler as boas novas, embora durmam pouco, aqui ficam os resultados de um recente estudo (não de nenhuma faculdade alentejana): "...Dormir diminui os riscos de doença cardíaca e de acidentes de trabalho, aumenta a produtividade e está de acordo com a mãe-natureza…”

Parece mesmo que só as formigas é que não dormem, mas também não pensam…Portanto, mais do que um prazer, para mim dormir é uma necessidade absoluta e da qual não abdico. Aliás, já dizia o poeta : “ O sonho comanda a vida” ...e quem não dorme não sonha, não é?


P.S.: Creio que o estudo foi publicado por uma conceituada Universidade Andaluza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, então diga lá de sua justiça...