by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gordinhos e ... FELIZES


A propósito da Cimeira de Copenhaga e, penso, com o intuito de nos dar a conhecer melhor aquele país e aquela cidade, os canais televisivos têm-nos mostrado alguns aspectos da sociedade dinamarquesa. Inserido nesta leva de informação, surge a conclusão de um dos muitos estudos sociológicos que se fazem, por essa Europa fora, sobre todo e qualquer assunto.
Desta feita o tema era “ A Felicidade na Europa”.
Não seria difícil imaginar que os povos latinos, com o seu sangue quente, o “salero” e a sua boémia forma de ser e estar, estariam no topo. Assim, Espanha, Itália , Grécia e Portugal, seriam os países com os povos mais felizes. Países abençoados com um clima temperado, muito sol, temperaturas amenas; longe dos infindáveis e rigorosos Invernos; afastados da penumbra que a sua situação geográfica mergulha, durante grande parte do ano, os países da Europa do Norte.
É caso para se dizer que tínhamos tudo para sermos felizes, certo?
Pois bem, seguindo este raciocínio lógico, fiquei pasmada quando, segundo o estudo denominado “No Man is a Island”, realizado pela Universidade de Cambridge e divulgado esta semana, os escandinavos (dinamarqueses , finlandeses), a par dos holandeses e luxemburgueses, eram os povos mais felizes da Europa, enquanto que os portugueses e os gregos, apesar do seu clima de fazer inveja (a alguns…), estavam entre os mais tristes.
Pensando bem, não me surpreendo assim tanto.Eu própria gostaria de viver num destes países. Não só pelas condições sócio-económicas, mas por que gosto mesmo de um bom e rigoroso inverno, com as temperaturas negativas, a neve e todos os demais ingredientes de um clima invernoso.
Mas creio, pelas entrevistas que vi, que o clima não será principal factor que conduz estes países ao topo deste estudo. O próprio estudo revelou “…que os países onde as pessoas passam mais tempo com os amigos e a família e mais confiam no governo e nas instituições públicas tinham maiores chances de terem cidadãos felizes do que os que se encontram em locais mais ensolarados...”
No entanto, outro factor despertou-me a atenção: todos os entrevistados, que admitiam ser pessoas felizes e confiantes no seu futuro, eram pessoas gordinhas!!! Aliás, as imagens captadas pelas câmaras mostravam praças e ruas cheias de pessoas, todas elas muito longe da relação e da ralação ditada pelo IMC.
Na verdade, nunca olhei para o índice de massa corporal com bons olhos! Acho que somos todos diferentes e essa forma de estereotipar tudo deixa muito a desejar. Gostava mais se pautássemos a nossa vida e as nossas dietas pelo o ISC (Índice de Serotonina Corporal). Sempre achei que os gordinhos eram mais felizes….e o chocolate faz-nos pessoas mais doces!!
Será este o segredo dos escandinavos?

11 comentários:

  1. Como podemos ser mais felizes? Se carregamos um cristo na cruz, como um estigma legado por uma herança cultural.
    Em vez de um cristo vivo!
    Hoje, é dia oito de Dezembro, comemora-se o dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
    Astro Rei

    ResponderEliminar
  2. O NATAL!
    Iniciou-se hoje, dia oito de Dezembro, para alguns Católicos a abertura da época Natalicia.
    Hoje, fizeram-se as árvores de Natal, armaram-se os presépios, colocaram-se as coroas na porta de entrada, os Pais Natais nas varandas das respectivas moradias. Trocou-se o menino de Jesus, tradição Portuguesa pelo Pai Natal invenção Americana, graças à coca-cola. Cumpre-se a tradição e tudo isto em nome do Natal.
    Para alguns, entram numa época de reflexão de ajustes de contas consigo mesmos. Assim sendo, é bom entrar na onda da solidariedade. Afinal, ajudar alguém necessitado, faz de mim uma melhor pessoa e consegue lavar-me a alma por mais um ano e desta forma redimir os meus pecados.
    Na minha perspectiva, seria bom pensar-mos em ajudar sempre e ao longo do ano. Não apenas na época Natalicia.
    Gostaria de terminar a minha reflexão com um poema de David Mourão Ferreira.

    NATAL, E NÃO DEZEMBRO.
    Entremos, apressados, friorentos,
    numa gruta, no bojo de um navio,
    num presépio, num prédio, num presídio,
    no prédio que amanhã for demolido…
    Entremos, inseguros, mas entremos.
    Entremos, e depressa, em qualquer sítio,
    porque esta noite chama-se Dezembro,
    porque sofremos, porque temos frio.

    Entremos, dois a dois: somos duzentos,
    duzentos mil, doze milhões de nada.
    Procuremos o rastro de uma casa,
    a cave, a gruta, o sulco de uma nave…
    Entremos, despojados, mas entremos.
    De mãos dadas talvez o fogo nasça,
    talvez seja Natal e não Dezembro,
    Talvez universal a consoada.

    David Mourão Ferreira

    Astro Rei

    ResponderEliminar
  3. São verdes, não prestam... Essa dos gordinhos serem felizes tem muito que se lhe diga, ma chère. Por que razão andará tão ocupado o Tallon ou o fulanito da Clínica do Tempo? Solidariedade dos gordinhos?
    A verdade é que, seguindo as tradições árabes, os prefiro também, pecadora me confesso! Questões de tacto, julgo...

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana
    Eu gosto de viver num clima ensolarado, não aprecio o frio nem a neve (nem para esquiar!). Costumo dizer que trabalho a baterias solares. Mas acho que o nosso baixo nível de felicidade se deve também ao nosso alto nível de expectativas. Pedimos muito, estamos sempre frustrados.
    Quanto aos gordinhos, gostei da ideia do ISC.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Astro Rei

    Tens toda a razão. Defendo, integralmente, esse teu ponto de vista. Ajudar o ano inteiro e não apenas quando se começa a respirar a invariável parafernália de decorações, luzes, músicas e tudo o mais que apele ao consumismo desenfreado.
    Afinal, já dizia o Poeta: Natal é quando um homem quiser; ou, se prefires, "Natal é sempre o fruto que há no ventre de uma mulher".

    Bj

    ResponderEliminar
  6. Olá, Teresa.
    Pois eu gosto mesmo de um bom inverno.
    Quanto ao nosso alto nível de expectativas,... será mesmo??
    Parece-me que o mesmo está cada vez mais baixo, senão olhemos para o panorama com que nos deparamos diariamente.
    Para boa entendedora meia palavra basta, certo?
    Bj e obrigada pelo teu comentário

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,

    Não duvide que os gordinhos são bem mais felizes do que aqueles que enchem as Clínicas do Tempo, Tallon, Bodyconcept, Bodyslim, Incorporale e tantas outras, incluindo as clínicas de um superconceituado acunputurista. Isto para não falar nos ginásios, tipo SPAs de luxo, como o Club L, o Homes Place, o Evolution, entre outros.
    Afinal, as "formas" é sobretudo uma questão de estética, de padrões, de estereótipos.
    Que melhor prazer do que um crepe mikado, um petit gateau, uma boa queijada de Évora. Ok!Pode haver coisas melhores, mas não certamente caber numas jeans 36.

    Continuo a contar com os seus comentários.

    ResponderEliminar
  8. Krida Kordinha,

    Os jeans 36 já eram. O Club L opera milagres e vou a caminho dos 38!!! De qualquer forma, tudo isto é irrelevante: o bom mesmo é sermos felizes e SAUDÁVEIS, para termos mais tempo para sermos felizes. Capisci?
    De resto, divirta-se e faça favor de ser feliz. E, já agora, trate de fazer felizes os que a rodeiam. Essa é, afinal, a grande missão de cada um de nós.

    ResponderEliminar
  9. Ex-jeans 36...
    Tb sou uma ex-jeans 36, só que o meu ex deve ter uma espectro temporal muuuuiitoo mas alargado que o seu. Mas concordo, o q interessa mm é sermos felizes (o saudável vem por acréscimo, ou será ao contrário??)

    Bj e continuação do boa forma física

    ResponderEliminar
  10. Para fazermos felizes as pessoas que nos rodeiam, temos nós próprios ser felizes.
    A nossa missão é nós próprios. Quando nós fazemos com que sentir-se bem seja uma prioridade, essa frequência irradia e toca todos os que nos rodeiam.
    Muitas vezes damos aos outros a oportunidade de criarem a nossa felicidade e muitas vezes eles fracassam no processo de criar as coisas como nós queremos.
    Porquê? Porque só uma pessoa pode ser responsável pela nossa alegria, pelo nosso brilho, e essa pessoa somos nós próprios. Por isso, mesmo os nossos pais, filhos ou parceiros(as) não detêm o controlo para criar a nossa felicidade. Eles só têm a oportunidade de partilhar a nossa felicidade. A nossa alegria está dentro de nós.
    No seio das relações , é importante perceber primeiro quem está a entrar na relação, e não olhar apenas para o nosso parceiro.
    Devemos perceber-nos a nós próprios primeiro.
    Temos que nos focar naquilo que apreciamos na outra pessoa e não nas queixas que temos dela.
    Quando nos focarmos nos seus pontos fortes, obteremos mais caracteristicas semelhantes.
    Se não conseguirmos preencher-nos, não teremos nada para dar a ninguém...
    Minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  11. Olá, ilustre anónimo

    Realmente é importante estarmos de bem connosco,pois só assim poderemos estar de bem com os outros.
    Obrigada pelo seu contributo.

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...