by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sábado, 19 de dezembro de 2009

e-escolas







Já vos dei conta do meu martírio com a placa de banda larga da Kanguru. Quase que ficava sem PC e net… nem vê-la.
Pois, vencida pelo cansaço, decidi seguir as orientações do serviço telefónico, depois de me assegurar que o problema não era do meu PC e dirigi-me à loja Optimus mais próximo, que por acaso fica só do outro lado do rio, no Vasco da Gama. Enfrentei as filas imensas de carros, os magotes de gente e a confusão própria de um sábado quase véspera de Natal, num Centro Comercial onde parece que “desaguam” metade dos transportes públicos que servem a capital.
“Bom dia (que fica sempre bem), o meu problema é muito simples. A minha placa de banda larga está avariada e vim até cá para pedir a sua reparação e um equipamento de substituição, uma vez que o e-escolas obriga a uma fidelização de três anos, quer use quer não use os serviços.”
Clara, simples e concisa, certo?
O colaborador da Optimus que me atendeu, bastante simpático, deixou-me falar, gesticular, afirmar a minha condição de cliente e exigir os meus (supostos) direitos e sempre com um sorriso nos lábios e com uma voz calma, pausada e suave, disse:
“Minha senhora, aqui não temos assistência técnica. Terá de se dirigir a Alfragide.”
Alfragide?? Mas isso é aonde?? Já venho do Montijo e ainda tenho de ir para não sei onde?
“Podemos ser nós a mandar a placa para reparação. Demora de 3 a 4 semanas. Mas necessitamos do comprovativo da venda do equipamento.”
(OK. Sei que sou algo organizada, mas onde pára a factura do e-escolas? Até enviaram o equipamento para casa!!!, pensei)
Pois, não tenho factura, nem sei muito bem onde a poderei encontrar. E durante o tempo da reparação, fornecem-me equipamento de substituição?
“Ah, pois, isso não é possível, de momento está esgotado”.
Deixe-me ver se percebi bem: Não tenho equipamento porque o mesmo avariou, dentro do período da garantia; estou vinculada a um contrato de três anos, durante o qual tenho de pagar o serviço; não usufruo do serviço porque os senhores não têm equipamento de substituição. É isto?
“Sim, basicamente é isso. Mas pode comprar uma nova drive, por 39,90€ e continuar a usar o seu cartão.”
E o preço da nova drive deduz na mensalidade ?
“Não, é uma coisa independente.”
Certo. Então quero uma drive nova e o livro de reclamações.
Com o mesmo sorriso, a mesma voz afável e postura solicita, o colaborador da Optimus, deu-me o livro, que tinha datado de Setembro de 2009 o termo de abertura e estava a poucas (diria mesmo uma ou duas) páginas do fim… (sinais…)
Redigi a reclamação, paguei, com um sorriso aberto e uma voz cordial desejei bom fim de semana e saí.
Ora, feitas as contas, não contando com o arranjo do PC, foi o gasóleo, as portagens, o parque de estacionamento do Vasco da Gama e a nova pen. Tudo por um equipamento a que estou vinculada por três anos e ainda está dentro da garantia!! Ainda há quem não acredite no Pai Natal!! Com franqueza!
No caminho de regresso, pensei: Será a isto que chamam “Choque tecnológico”?
Lá que foi choque (ante), disso não restam dúvidas…

3 comentários:

  1. olá Ana.
    Espero não fazer a figura da fotografia daqui a uns anos.
    Até porque, as fatiotas das senhoras, não condizem com as novas tecnologias.
    Será isto o chamado "choque tecnológico?"
    Mudando de assunto, hoje foi um dia daqueles, reuniões, actas, planificações e pautas, com um frio de rachar desde manhã até à noite(20H).
    Ufa! Também eu me apetece pedir o livro de reclamações.
    Já agora, hoje alguém me disse no trabalho antes da segunda reunião, passo a citar:
    " aqui só filosofia."
    Será?
    Veremos
    Célia Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Oh minha cara amiga, do mesmo mal me queixo eu!!! Cansaço, frio e sensação de tempo perdido, pois são horas a fio a discutir o sexo dos anjos....
    Quanto a essa "boca" de filosofia, acho que devia considerar um elogio, certo?

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sabes o que imagem me sugeriu.
    Daqui a uns anos, velhas/os e pobres, no entanto com computador e felizes a olhar para o plano tecnológico.
    Será?
    Astro Rei

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...