by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Serviço Público


Não sei se por herança histórica, se por desalento ou falta de confiança em nós enquanto nação, habituamo-nos a dizer mal de tudo quanto é serviço público.
Tornou-se mais vulgar do que a “Farinha Amparo” falar mal da escola pública (pois as melhores dos rankings até são privadas), dizer “cobras e lagartos” do sistema judicial (os escândalos sucedem-se a uma velocidade vertiginosa e até matéria confidencial já se encontra no You Tube) e, claro, o outro pilar da sociedade não pode escapar à desdita – o da saúde.
Foi a gripe A comentadíssima, pois as vacinas já deveriam estar a ser ministradas e ainda não tinham sido encomendadas; depois, concluiu (quem quis), que tudo não passou de um embuste, destinado a favorecer a indústria farmacêutica.
Correndo o risco de fazer o ingrato papel de “advogado do diabo”, venho enaltecer um serviço público do qual fui muito recentemente utente – o velhinho e quase extinto Hospital do Montijo.
Entrei lá no dia 14 de Outubro, vítima de um acidente em serviço e fui atendida por quem estava ao serviço, um médico cirurgião.
Numa das consultas de acompanhamento do dito acidente, contei, em traços largos, um problema de saúde de que padecia há algum tempo e com o qual já tinha gasto rios de dinheiro, em exames e consultas, no sector privado.
A solução encontrada por quem me seguia no privado foi, desde a primeira hora, a cirurgia, mas a cada consulta mais exames eram pedidos (também para o privado, logo com a indicação do local e especialista a quem deveria recorrer…).
E assim andei, durante um ano e meio, com a “sentença lida”, mas aguardando sempre por mais um exame e depois a consulta e …e…e…
Pois não sei se por sorte, se por termos um “péssimo” serviço de saúde que quer mostrar trabalho, o médico que me atendeu, numa situação de urgência, pediu-me os exames já realizados e na hora, marcou consulta de anestesia, exames pré-operatórios e cirurgia com a indicação de urgente.
Lista de espera? Sim, certamente existem. No meu caso, após a consulta de anestesia, foram nove dias de imperceptível espera.
Depois de tudo ter passado, interrogo-me: terá sido pelos” meus lindos olhos”? Terá sido por estarmos na “província” ? Ou será que o sistema nacional de saúde afinal até funciona?
Hum…. Estou certa que foi o meu olhar piedoso, senão as seguradoras, com os seus fabulosos e igualmente inacessíveis seguros de saúde e os hospitais privados já teriam ido à falência. Certo?

2 comentários:

  1. olá Ana!
    Benvinda de novo ao nosso espaço de convivio.
    Espero que te encontres em franca recuperação.
    Quanto à província, tem os seus encantos e desencantos também.
    Vamos pensar que tem mais encantos.
    É bom não esquecer, que o Hospital do Montijo, percente às Misericórdias Portuguesas, sendo também serviço público.
    Bj
    Célia Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Olá, Célia
    Franquíssima recuperação!
    Pertencendo ou não às Misericórdias Portuguesas, no que me diz respeito e pelo que observei, só podemos estar orgulhosos daquela estrutura e dos seus profissionais.

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...