by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As hormonas do mau feitio


Realmente, o ser humano é uma máquina complexa!!
Sob o ponto de vista fisiológico, como professora de Ciências da Natureza e admiradora incondicional deste feito único da mãe natureza, diria que funcionamos melhor do que o melhor relógio jamais inventado.
A harmonia e a conjugação de todas as nossas funções vitais não podem ser obra do acaso ou fruto de uma evolução “ad-hoc” das espécies.
Somos uma obra demasiada magistral. Em termos de funcionamento do corpo humano, daquilo que é a fisiologia, tudo se conjuga ao milímetro, ao segundo, “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Os produtos da reacção de uns sistemas são os reagentes de outro; os incómodos sinais que por vezes sentimos como a febre, a dor, os suores, as tonturas, …são os avisos, os alertas, os alarmes do organismo que disparam para realçar uma qualquer disfunção, quando algo está a deixar de encaixar neste puzzle tão excepcionalmente bem concebido.
O mesmo já não posso dizer que se passe ao nível emocional… enfim, a serotonina, essa malvada!!
Mas será mesmo unicamente ela a má da fita? Será mesmo este neurotransmissor o culpado das nossas neuras, dos nossos “tem dias”?
Coitada!! Cá para mim, a desgraçada é pau para toda a obra! E quando não é ela é uma hormona qualquer. A testosterona, a progesterona, a adrenalina, a tiroxina enfim, qualquer coisa que peque por excesso ou por defeito, mas que sirva para explicar por que razão hoje achamos uma pessoa bestial e amanhã achamos a mesma pessoa uma besta.
E se a culpa não for directamente destes distúrbios hormonais, há-de o ser da fase pré-menstrual ou até de uma menopausa precoce, que isto tem muito que se lhe diga, ora se tem!
Nós é que nunca podemos deixar de estar certos! A análise que construímos de nós e dos outros, pode variar, da noite para o dia, como variam as previsões do Boletim Meteorologico, que ora prevêem uma seca no Alentejo, ora alertam para o perigo da sobrecarga das barragens. No entanto, a culpa não é, de facto, do nosso feitiozinho desgraçado ou de não sabermos muito bem o que queremos, o que desejamos ou o que procuramos.

A culpa é das hormonas, essas malvadas, essas execráveis substâncias químicas!! Tão funestas, tão perversas que até nos enchem a cara de borbulhas durante a adolescência, exactamente quando deveríamos parecer belas e resplandecentes!
Claro que o pecado não é só delas, também não sejamos assim tão más-línguas!!
Há os desastrosos signos do Zodíaco, com os seus não menos comprometedores ascendentes, que nos ditam a sorte e a delicada forma de estar e ser, logo à nascença (pobres de nós!). E se temos o azar de nascer sob um signo de fogo… ui… nem queiram saber!!
Mas nós, seres civilizados, socializados, educados, instruídos, cultos, polidos, nós é que não temos mesmo culpa nenhuma destes “volte faces” do pé para a mão. As grandes culpadas são mesmo as hormonas!

2 comentários:

  1. Olá.
    Estive ausente alguns dias por motivos profissionais.
    Acabei de vir da Holanda. Lá se fechou mais um negócio.
    Mais uma vez passei pelo seu blog.
    Pois é, as hormonas é que acabam por ditar as regras.
    Um dia ficamos bem humorados só porque vimos uma pintura. Ou mesmo que não nos aconteça nada especial.
    Outros dias, estamos tão intelorantes, que acabamos por descarregar com a pessoa que aparecer primeiro e sem ter culpa alguma.
    E como referistes uma pessoa "bestial" pode passar a "besta".
    Coitada da pessoa pode estar no dia certo e no local certo à hora certa ou pode estar no local errado e no sitio errado e à hora. errada. Questões aleatórias.
    Enfim são as hormonas!
    Haja paciência e compreensão. Afinal a natureza é mesmo assim!
    Astro Rei

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Acabou de vir da Holanda? Não sabia da sua viagem.
    País lindo, verdade?
    Pois, por vezes estamos no sitio errado à hora errada e lá levamos com uma descarga hormonal inesperada.
    Bj e continuação de boas viagens!

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...