by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

domingo, 20 de junho de 2010

Foi você quem falou em tradição?


Tenho um palpite. No próximo acordo ortográfico a palavra "tradição" vai ser banida do dicionário. Vai uma aposta? E não vai ser por culpa dos brasileiros, dos fios dentais das brasileiras ou da "safadeza" com que eles tratam a língua de Camões. Não, nada disso. Trata-se de um fenómeno universal. Mais universal que o fenómeno da globalização, da crise ou da corrupção. É quase uma aculturação (tal como a corrupção neste país).
Há quem chame de evolução, ou desevolução, conforme esteja de acordo ou não. Também já ouvi falar de evolução negativa dos tempos. Enfim...
Mas vejamos:
Na Suécia, o conto de fadas, virou-se de pernas para o ar. Deu-se o casório, mas ela é que é a Princesa (e futura Rainha) e ele o sortudo, o plebeu. Mas plebeu mesmo!Professor, imagine-se. E de Educação Física!! Pior, na Suécia consta que não existe a rigidez na divisão das classes sociais (?) como nos países do sul e a igualdade entre homens e mulheres é uma coisa levada a sério.
Assim, os noivos entram na igreja juntinhos e agarradinhos, tal como pretendem demonstrar querer ficar para o resto da vida. Não é a palermice que é aqui onde o noivo fica à espera no altar horas infinitas,de sorrisinho fingido nos lábios, fingindo a paciência que não tem e a bondade que nunca terá, maldizendo a sogra, o sogro, a cunhada e a comitiva toda, entre dentes...
Pois não é que a Princesa da Suécia puxou dos seus galões e quis armar-se em lusitana, entrando de braço dado com o seu papá, deixando o pobre plebeu no altar à sua espera?
Lá se foi a tradição do país da igualdade.
E por cá? Já viram bem as linhas com nos andamos a coser?
A tradição também já não é o que era.
O mesmo Presidente da República que aprova um diploma a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pelo facto do país estar em crise e os portugueses precisarem estar unidos, não vai ao funeral de uma figura histórica da cultura portuguesa e da cultura universal, José Saramago.
Não criou este homem e os feitos por ele alcançados, união e orgulho entre os portugueses? Então só a crise e a desgraça é que une os portugueses? Ah!! e o futebol, pois claro, Sr. Presidente!
Será que se a selecção ganhar o campeonato, o Sr. PR também não irá receber os meninos? (ahahah!!!)
Qual Nobel, qual quê!! Missão cumprida.
Bibó futebol!!
Afinal, vendo bem as coisas a tradição só não se mantém no dicionário, porque os meninos não têm forças para soprar uma vuvuzela, quanto mais erguer uma taça, senão...teríamos feriado nacional.

P.S.: Desculpem, estou amarga e ainda por cima alcoviteira. Preciso de doces. Amanhã vou à Igreja de S. Vicente de Fora, ouvi dizer que há uma mostra de doces conventuais. Pode ser que acalme esta minha amargura (ou amargueza? ou amarguridão? ou desilusão? sei lá, com esta do acordo, já não sei escrever!!)

:):)

6 comentários:

  1. Amarguridão é uma coisa que às vezes também me ataca.
    Desta vez estamos amarguridadas por razões muito semelhantes.
    Mas sabes que mais? Para desanuviar, vou ver se arranjo um PT (não é a empresa de comunicações, claro! é mesmo uma daquelas figuras musculadas que sabem como combater qualquer flacidez instalada) nobre, dado que para plebeia já basto eu - para ver se me deixo convencer a entrar numa igreja. Estando certa que se EU entrar numa igreja algum dia, será SOZINHA, pelo próprio pé e braços livres. Com o PT só quereria mesmo uma bênção divina ao trabalho de tonificação muscular (oops! sorry...)

    ResponderEliminar
  2. Helena,
    Se encontrares o teu PT avisa, pode ser q tenha um irmão gémeo. Tb preciso de tonificação muscular (de ginásio, atenção).
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, ao ver a posição do Cavaco perante o funeral de Saramago, pensei nessa questão do futebol... Certamente que se tivéssemos bons resultados (o que eu sinceramente não acredito) iria receber a equipa, agora participar no funeral de um dos maiores divulgadores da nossa língua já é outra questão...

    As melhoras dessa "amargura", os doces resolvem sempre estas questões :P

    ResponderEliminar
  4. Dantins,
    mas isso da língua é outra "coltura". O futebol é cultura!
    Amanhã vou à Kultura dos doces:))

    ResponderEliminar
  5. OI!
    Agora também eu fico amargurada! Desculpe, acabei de entrar para o clube dos amargurados.
    Pois, como é possível, que o nosso PR, não vá ao funeral, de um "HOMEM",da cultura Portuguesa e da cultura Universal.
    Que grande tacanhez de espiríto.
    Que decepção! Tem a certeza naquilo que escreveu? Sabe não estive cá e não vi, nem ouvi noticiários.
    Olhe, traga-me uns docinhos também para mim, para combeter esta amargura.
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Maré,
    Como boa alcoviteira que sou, mantenho-me sempre bem informada.
    Bj

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...