by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

sábado, 24 de abril de 2010

Poully

Ufa! Se ontem estava complicado, hoje ainda está pior!
Decidi fazer limpezas. É uma óptima terapia... Mas levantei-me à uma da tarde. "Empastela" aqui, atrasa acolá, atende telefone depois, responde a mensagem a seguir, vê os mails logo após. E se mais desculpas houvesse, mais tarde me levantava da cama. Mas ainda há uma desculpa. O blog. Que escrever hoje? Não me apetece nada de "pesadote". O filme de ontem (o que passou na tela), Green Zone, até foi interessante, mas não apetece falar. Todos já sabem que nunca houve armas químicas no Iraque, tal como todos já perceberam que a conversa da gripe A foi mais uma de alguns "estrelados" dos States para meterem uns milhões aos bolsos. Brrr.... Que coisa! Ainda bem que há fenómenos naturais como o vulcão, coisas em possamos confiar! E o meu bicharoco também.
O Vulcão não é invenção de nenhum "estrelado" dos States, mas deu muita dor de cabeça a muita gente. O meu bicharoco também não é invenção de nenhuma cabeça, mas está a dar alguma dor de cabeça a algumas pessoas. Mas a mim não. Já estou habituada a lidar com bicharocos.
Aí está um bom assunto para um post. Lembrei-me do bicharoco de que mais gostei, o meu Poully. Foi numa fase muito difícil da minha vida que entendi que tinha de ter um caozinho para me fazer companhia. Fui escolhê-lo ao canil municipal. Entendi fazer misericórdia. Sim, também é possível fazer misericórdia com os animais. Em vez de pagar uma fortuna por um animal, salvei um de uma morte certa. Foi amor à primeira vista. Aquela coisinha abanava a cauda, corria na minha direcção, atirava-se às minhas pernas, ladrava sem parar.
Na altura, estava indecisa entre este e um bem maior. O Carlos queria o outro, à Pat, tanto fazia. Eu escolhi aquele, que não me largava. Como os miúdos só opinavam através de telefone, foi fácil enganar o Carlos.
Segui-se o veterinário. Diagnosticou-lhe uma otite, uma ferida no pescoço. Registou-o devidamente. 4 meses. Primeiro chamei-lhe Lizt. Depois, houve Conselho Familiar, com a madrinha, a PS, que entendeu dar-lhe um nome de um químico célebre e ficou Poully, de sua graça.
O Poully era outro Enfant Terrible. Roia tudo. Paredes, rodapés, fios de electricidade. Fazia as necessidades onde bem entendia, desde que fosse dentro de casa. Acordava-me, impiedosamente, às seis da matina, para ir vadiar, sem rumo e sem qualquer objectivo sanitário. Adorava dormir agarradinho a mim, ou seja, enroscadinho em mim.
Fugiu uma vez e eu desesperei. Coloquei anúncios em todos os cafés e veterinários. Por sorte, lá recebi um telefonema de um simpático senhor, que tinha encontrado o Poully, achado imeeennsaaaa piada, ido com ele ao veterinário, registado-o, (agora chamava-se qq coisa como Pantufa) e blá, blá, blá, são só 100 € de gastos por perdas e danos com o "seu" Poully.
Uma noite, enquanto o meu enfermeiro dormia a sono solto, eu caí, bati com a cabeça na parede e devo ter desmaido. Só me lembro de ter acordado com as lambidelas do Poully e o sangue a escorrer-me pelas narinas. Claro que o enfermeiro Carlos continuava a dormir o seu sono.
Até que um dia o Poully se fartou de ser cão, enfant terrible, enfermeiro nas horas vagas, aio de companhia nas horas de serviço e, sem eu saber como, foi procurar outro emprego onde lhe dessem o seu devido valor. Nunca mais o vi. Não houve cartaz que me valesse. Nunca mais me esqueci dele e, embora já tenham passado alguns anos, ainda tenho as fotos dele espalhadas pela casa, como se tivesse sido um membro da família...
E, com esta conversa toda, são quase três da tarde e nem no pano do pó peguei!!...
P.S.: O meu Poully está aí ao lado.

2 comentários:

  1. Olá,

    Lindo o Poully.
    Pelo menos o pó do teu pc está limpo!!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá anónimo

    E esta não é das melhores fotos do Poully. Mas de facto, o meu pc estava sempre um caos!!
    Bj

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...