by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A blogosfera


Fala-se cobras e lagartos do mundo virtual. Os perigos que se escondem atrás de cada clique, o vício que gera nos nossos filhos, ainda eles não sabem ler nem escrever, mas já conhecem as teclas todas que lhes permitem “navegar”.
Depois, já mais crescidinhos e alunos de um qualquer ciclo de ensino, descobrem a vida facilitada por funcionalidades como “copy-paste”. E nós pais, professores, lamentamos…
Lê-se menos, convive-se menos ao jantar, cada um vive mais fechado sobre si e o seu PC, no seu quarto. Sentimo-nos impotentes para fazer face a este verdadeiro “monstro consagradado” dos dias de hoje, o qual entrou nas nossas casa, nas nossas escolas, nos telemóveis,… até na praia, na montanha… whatever, whenever…
Apesar de todas as cobras e lagartos, das águias e dos dragões, dos raios e coriscos que se possam dizer sobre a net, quero deixar expressa a minha palavra de reconhecimento pelo o que este mundo virtual tem feito para ajudar o mundo real em que vivemos.
Magalhães e PTE à parte…
Já conhecia os chats de conversação, mas há pouco tempo descobri a blogosfera. Fascinada.
Há sempre alguém, não sabemos muito bem quem nem aonde, que partilha dos mesmos pesadelos, preocupações, angústias, as doenças dos filhos, as dietas, a profissão. Encontramos sempre quem aprecie a mesma música, contemple a mesma forma de arte, admire a mesma poesia, ame a escrita pela escrita.
São “laços” virtuais que se estabelecem, pessoas interessantes que se “conhecem”. Mais interessante ainda, são as relações que se estreitam com aquelas pessoas que já conhecíamos, com as quais trabalhamos no dia a dia, mas com quem nunca falámos sobre “O momento mais marcante da nossa vida”, “O filme do século”, “ A pessoa que mais admiramos” ou tão somente, como nós próprias nos vemos.
E assim, de clique me clique, vamos alargando o nosso mundo, crescendo enquanto pessoas, estreitando ou construindo novos laços.
E sabem que mais? Não conheço a Pedrasnuas, mas sei que é do Funchal. Quando ouvi as tristes notícias, senti que ela precisava de um “Olá, estamos contigo!”

4 comentários:

  1. Comungo plenamente com a tua visão sobre este mundo virtual. A net veio revolucionar a nossa vida para o bem e para o mal, mas a blogosfera consegue ser muito mais que um conjunto de sites da net. É um mundo virtual humanizado, partilhado por todas as pessoas, de diferentes lugares e países. E é tão interessante!

    Beijinhos

    Fica bem

    ResponderEliminar
  2. somos seres que gostam de conviver, é natural, é humano e é saudavel ;) bjks gostei mt do post

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que a blogosfera é como tudo na vida: pode ser boa ou má, conforme a utilização que dela fizermos. Já tive de excluir comentários e até bloquear um seguidor. Mas os aspectos positivos são bem superiores, em especial esse de que falas: a partilha. Às vezes, no nosso dia-a-dia, andamos tão ocupados e stressados que nem temos tempo para conversar.
    Por vezes, dou comigo a pensar que algumas pessoas com quem partilho a blogosfera há algum tempo me conhecem melhor, a mim, a verdadeira eu, do que muitas pessoas que se cruzam comigo todos os dias no trabalho.
    Nova sociedade, novas formas de relacionamento.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Teresa, Ana e Natália
    Acho que a opinião é unanime... Mas para mim, a blogosfera, tem sido um escape e uma forma de conhecer outras pessoas, que partilham da mesms forma de ver o mundo.
    Bj

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...