by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quem tem medo do lobo mau?



Ainda me lembro do tempo que a "net" era o bicho papão.
"Vais colocar isso na net?"
"Fazes compras pela net?"
" Mas dás os teus dados pela net?"
"O quê? Pões as fotos dos miúdos na net?"
Lembro-me do dia, mas concretamente da noite, enquanto trabalhava no gabinete do CE e a Célia, o Pacheco e o Caninhas faziam o carregamento da página web da escola na biblioteca. Naquela altura a escola tinha meia dúzia de PC e a biblioteca (que ainda não era CR), era quase o quartel general das informáticas. Muito alarmada, a Célia entrou no gabinete do CE pediu-me que a acompanhasse até à biblioteca, pois a página web da escola havia sido "assaltada".
Era uma página muito humilde, com algumas informações, a minha foto com uma mensagem de boas vindas, enquanto Presidente da Escola, a qual eu fazia questão de mudar todas as semanas.
Pois naquela noite, a minha foto estava particularmente interessante.
Os "piratas", alunos da escola (como viemos mais tarde a saber), foram uns queridos. Colocaram-me um charro na boca e  pintaram-me umas olheiras até ao pescoço.
Por baixo da minha e foto e a substituir a mensagem de boas vindas, colocaram uma imagem do Bush (filho) e do Bin Laden numas sugestivas poses sexuais...
Na  época foi um escândalo, a concretização de todos os medos e receios...o papão havia atacado mesmo; o virtual era mesmo real e nós completamente impotentes. Acabou-se a página num ápice e no mesmo ápice chamou-se a PJ à escola!
Não se passaram ainda dez anos. Hoje, temos tudo aos olhos de todos.
Compra-se, troca-se, vende-se, permuta-se, partilha-se, share-se, renta-se, confidência-se, segreda-se, confessa-se, conta-se, publica-se, manifesta-se, apresenta-se, expõem-se, declara-se, apregoa-se, edita-se, espalha-se, guarda-se, ...que mais? .... VIVE-SE na net. VIVE-SE a net.
Os blogs, o Facebook alimentam parte da vaidade, do ego de cada um. Ou são as fotos dos filhotes que gostamos de mostrar ou das viagens que queremos partilhar, ou as baboseiras que escrevemos (porque achamos que somos uns quase Saramagos) que gostamos de publicar, ou blá, blá, blá. 
Porque todos estamos aqui à espera que alguém esteja aí! 
E ainda bem que é assim. E ainda bem que a net existe! E ainda bem que, aos poucos, há quem vá deixando de ter medo do lobo mau, senão como é que eu publicava as minhas fotos lindas de morrer para vocês todos as verem e morrerem de inveja de não serem tão lindas assim?
Ah!! E se alguém se lembrar de me pôr um charro na boca, eu volto a chamar a PJ, ok?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, então diga lá de sua justiça...