by Ana

Um espaço para partilhar as "tolices" de cada dia, de uma forma descontraída, descomprometida e com algum sentido de humor. Only that.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Três locais

Este post insere-se no desafio da BlogGincana para o mês de Agosto:
Todos nós viajámos. Todos somos turistas. Fizemos viagens de trabalho. Viajámos por obrigação ou por prazer. Alguns de nós viveram em mais de uma cidade. As cidades tocam-nos pela beleza, pelo romance, pela história, pela luz, pelo bulício, pelo cosmopolitismo... Uma cidade é um ente vivo que interage connosco. Há cidades onde sofremos, outras onde fomos felizes. Cidades de que gostamos à primeira vista, outras que precisam de tempo.
 O passatempo da Bloggincana de Agosto é dar-nos três cidades que o/a marcaram. Marcaram por qualquer razão. Podem ser estas ou outras. Não queremos um exercício turístico. Queremos saber da razão telúrica, profunda da sua preferência. As fotos são bem vindas. Tente jogar a foto com esse sentimento que o faz preferir essa cidade. 

Ponto prévio - Acordo ortográfico fica para a próxima, ok?

Três, são só três?
Primeiro lugar- aquele lugar onde de facto sinto aquele sentimento de pertença as velhas esquinas da Av. dos Pescadores me recordam os rostos dos que já partiram.
Aquele antiga vila, agora cidade, onde o cheiro das marés vazas me relembra o sabor do sal  do peixe do rio e  onde as noites de finais Junho ainda permanecem as noites da Festa, do arraial e das procissões.
A terra onde nasci e cresci, onde nasceram meu pai, meu avô, meu bisavô e onde crescem os meus filhos.
Aldeia Galega de outrora, Montijo dos dias de hoje.
Segundo lugar - Aquele outro sitio onde não nasci nem cresci, fisicamente, mas que aprecio quase tanto como a minha Aldegalega.

Entreguei-me a "parte" dele como nunca me entreguei à terra onde nasci.
Falo de Alcochete, uma terra linda, à beira Tejo plantada. Terra do nosso El-Rei D. Manuel I e igualmente de outras gentes de bem a quem vier por bem. Terra de tradições e costumes muito próprios, tal como a arte de bem receber.
Terceiro lugar - Ora,agora sim, Paris. Porquê?
Mas que justificação se pode dar para escolher Paris?
O glamour? A magnificência, o brilho, a grandiosidade, o francês (é que lá se fala francês!), o Sena, o Louvre, o D'Orsay, a Tour Eiffel, as montras, eu sei lá! O perfume, Paris, do YSL. Perguntem-lhe, ao YSL porque motivo escolheu o nome!

9 comentários:

  1. Ana, QUE ACÔRDO ORTOGRÁFICO ? srsrsrs

    Obrigado por ter participado!
    Cidades eleitas pelo coração, não tem contestação!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Qt ao Montijo conheço mal. Acochete, bela terra. Gosto. Paris é um mundo. Boas escolhas totalmente justificadas. Beijos.

    ResponderEliminar
  3. lINDA PARTICIPAÇÃO CHEIA DE SENTIMENTOS...BEIJOS,TUDO DE BOM,CHICA

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!

    Que lugares de sonho vc nos mostra! Gostaria muito de um dia conhecer seu país e as cidades citadas, estive muito perto, mas um dia irei, gostei tambem do seu blog e da simpatia que emana de vc! Beijinhos--

    ResponderEliminar
  5. Ana!!
    Apesar de não conhecer nenhum deles, achei lindos os lugares de teus amares!!
    Seja assim, sorridente por onde você e seu coração decidirem ser felizes!!
    Uma bjk
    Fernanda

    ResponderEliminar
  6. Ana escolhes com o coração e só posso concordar com suas escolhas. Delas só conheço Paris que também é uma das minhas cidades. Não é sem razão que a chamam de "cidade luz".
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Ana, escolhas que eu desejo muito conhecer!
    Com certeza!
    Um beijo,
    li

    ResponderEliminar
  8. Lindas esolhas. Tenho grande atração e simpatia por Portugal e ainda espero conhecer.
    Abraços
    José Jaime

    ResponderEliminar
  9. Não conheço esta cidade. Mas são lindas.Conheceço apenas pela tv.Paris é Paris..
    Espero que vc posso também vir compartilhar comigo. Meu endereço no blog é http://sandrarandrade7.blogspot.com/2010/08/coletiva-blog-gincana-cidade-que.html
    ou pegar o link lá no bloggincana. A interação de Amigos terá o maior prazer em te receber. este é um momento de aprendizagem e conhecimento. aprendemos muito um com o outro.
    Vou te esperar com muito carinho
    Sandra

    ResponderEliminar

Olá, então diga lá de sua justiça...