Por acaso, ouvi atentamente a comunicação do PR desse dia 17 de Maio, o dia em que o Dr. CS promulgou a dita Lei.
by Ana
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Novos sorrisos
Por acaso, ouvi atentamente a comunicação do PR desse dia 17 de Maio, o dia em que o Dr. CS promulgou a dita Lei.
domingo, 30 de maio de 2010
Lusitana solidariedade
¿Por qué no te callas?
Por estas alturas de primavera em Portugal, no dia da grande manif que juntou muitos milhares na baixa lisboeta, estava o nosso Primeiro no clima outonal da Venezuela.
Como não bastasse a poluição ambiental que afecta a todos, ministros e não ministros, some-se a poluição sonora que o nosso chefe de governo, coitado, teve de suportar, a bem da nação e com elevadíssimo sentido patriótico.
Ouviu solenemene o discurso de uma hora e cinco minutos do Comandante Chavéz, no qual o Presidente dos venuzuelanos, eleito por sufrágio por três vezes, teceu variadissimas considerações e mimos ao nosso país tendo agradecido "a inspiração da revolução dos cravos". Lembrou ainda como a revolução de 1974 em Portugal foi uma inspiração para ele e de como está a ser construído um novo socialismo não só na Venezuela, mas noutros países da América Latina. "Um socialismo de inspiração cristã, numa altura de crise global depois da noite longa neoliberal."
Num ponto mais alto, emocionante e apaixonado do seu discurso, o Presidente HC , brindou os "portuguesitos" com a declamação do poema de Adolfo Casaes Monteiro “Surpresa”.
Para selar os diversos acordos estabelecidos, Hugo C. rematou: “É uma amizade eterna”.
:):)
sábado, 29 de maio de 2010
Também
A propósito do "também", esta é uma daquelas palavrinhas com as quais é preciso ter-se algum cuidado especial.
Mais fácil quando se aplica o "também" como conjunção. Aqui livramo-nos de arrastar outros na confusão das conclusões. Também, por isso, em consequência de tal: " As coisas correram mal também pelo facto de tu lá teres estado."
Não sei se estão a ver a diferença...
É apenas a diferença entre o valor semântico de um advérbio, palavra possante, poderosa, invariável em género e número que modifica verbos, adjetivos, outros advérbios e orações ou frases e o valor semântico de uma qualquer conjunção, palavrinha de ligação, de união, que serve para ligar proposições ou expressões da mesma espécie. Certo?
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Republicano, Laico, Democrata e ...Esclarecido
Corro o risco de vir atrasada, mas ainda assim não posso deixar de manifestar o meu pasmo, a minha estupefacção, o meu assombro com a afirmação que vinha na primeira página de uma revista de jornal diário, do dia 13 de Maio.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Cara lavada
Farta de casa!!!
terça-feira, 25 de maio de 2010
Teoria da Evolução
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Hitler and co.
Apaga-se a memória de gerações, insulta-se o passado de um povo, atira-se a matar, a provocar, num tom o mais desafiador possível.
Quanto mais provocar, mais celeuma se levanta, mas publicidade gratuita se consegue, mais os jornais falam, mais as televisões emitem, mais as pessoas discutem, mais os "indignados" como eu blogam, mais o produto vende.
Ok. Fui levada na onda. Mas fui-o conscientemente.
Num outro dia era a Teresa, do blog meusoculosdomundo.blogspot.com, que se "insurgia" com o nome da cor "Vermelho Estalline", da Robiallac.
Hoje sou eu que dei "de caras" com o Hitler com uma farda cor-de-rosa e um coração na braçadeira em vez da cruz suástica, acompanhado do slogan "Muda de estilo. Não sigas o teu líder".
:):)
domingo, 23 de maio de 2010
Noite da má língua
:):)
sábado, 22 de maio de 2010
Uma nova mulher
Quem se lembra de "Tieta do Agreste"?
A interpretação de Bethy Faria e a voz de Simone : "Quero ser assim, quero ser assim... senhora das minhas vontades e dona de mim!"
:):)
ALL BY MYSELF
Pensei que algum dia seria diferente, mas não " When I dial the telephone Nobody's home" .
E o topiramato já acabou há dois dias, abruptamente, sem aviso prévio.
E a seguir veio a mentira, a aleivosia, a devassidão da entranhas que só a mim pertencem.
E a o comprimento do dia tornou-se cada vez mais curto e a largueza da noite cada vez mais solta.
Allways all by myself.
:):)
sexta-feira, 21 de maio de 2010
FEIO, PORCO E MAU
A Rosa está na cama, a minha espera.
SPA
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Bichos
Sei que esta não foi escrita para combater bicharocos infiltrados em corpos de mocitas lamechas à espera, em camarotes à sombra;
Esta foi escrita, com grande mestria, para combater "feras" instaladas em terra de homens e mulheres combatentes em barreiras ao sol ou sombra;
Não foi escrita para quem foge a combates, foi escrita para quem tourea ombro a ombro com a fera;
Foi escrita por poetas, desafiando os bichos de guizos, chocas e os homens de mantilhas, espadas e capotes, com a subtileza das palavras;
Foi escrita para que, por fim, as palavras fossem bandarilhas de esperança que afuguentassem a fera e entrassem na Primavera.
Mas lá dizia o poeta:
Ninguém nos leva ao engano...toureamos mano a mano...só nos podem causar dano....espera...
:):)
O veredicto do meu avesso
:):)
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Tempo verde e amarelo
segunda-feira, 17 de maio de 2010
E se todos gostassem do amarelo?
domingo, 16 de maio de 2010
Epigenética: Liga, desliga
No entanto, só mais recentemente se começa a relacionar alguns aspectos das características do indivíduo com este campo.
Melhor dizendo, só agora os homens das batas brancas e as mulheres das pipetas e das buretas, dos colorímetros e das centrífugas, dos polarímetros e cromatrófagos, arregaçam as mangas das batas e começam a alargar este conceito, relacionado-o com aspectos mais difusos do fenótipo (o qual que podemos interpretar como sendo a manifestação “visível” da nossa carga genética. Por ex: o nosso feitiozinho, a cor dos nossos lindos olhos, a nossa aptidão para a música ou para as brigas de rua, aquele sinal bem na ponta do nariz igual ao do tio-avô, etc…).
Mas há coisas que a genética, à luz daquilo que tomávamos com “certo e sabido”, não explicava, como por exemplo, por que razão gémeos verdadeiros podiam desenvolver comportamentos diferentes ou susceptibilidades diferentes à mesma doença degenerativa.
É aqui que surge esta “nova” área.
Epigenética é o estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla a actividade genética sem modificar o código genético, influenciando o aparecimento e desenvolvimento de doenças, como a esquizofrenia ou o cancro.
O mais curioso, é que o gene está sempre presente, ou seja, o código genético está lá, existe. Nós, indivíduos, é que temos o condão de o ligar ou desligar. É aqui que reside o conceito e a chave da Epigenética.
Indo um pouco mais além:
Existem quatro mecanismos conhecidos para a herança epigenética, entre eles, o mais conhecido, é a metilação do DNA.
Ao ligar e desligar os genes, os metilos têm um profundo impacto sobre a forma e a função das células e organismos, sem alterar o DNA correspondente.
Mas o mais interessante é se no momento da concepção o radical metilo está alterado, logo o padrão está modificado, passando a alteração para a geração vindoura.
Complicado, mas fascinante.
Portanto, pais frustrados, desesperados pelos enfants terribles que vagueiam pelos vossos lares, a culpa não é vossa, é deles, dos radicais metilo!!
As vossas filhas são umas namoradeiras? Não saem à mãe! Nunca! É a genética, mas da Epigenética!!
E eu, Papá…?? Nasci só com um rim!! Hummm…. Foste tu!!
sábado, 15 de maio de 2010
Memórias
Você é TOC? -
QUEM É TOC?
CONFESSE TUDO: VOCÊ É PORTADOR DE "TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO"? SIM, VOCÊ É UM PERIGOSO TOC? COLECCIONA, GUARDA, ARQUIVA COMPULSIVAMENTE? NÃO DEITA NADA FORA? RETÉM COISAS QUE NÃO SERVEM PARA NADA SÓ PORQUE PODEM SERVIR PARA ALGUMA COISA? LAVA AS MÃOS SUCESSIVAMENTE, VERIFICA AS PORTAS E JANELAS SEM PARAR? LEVANTA-SE PARA VERIFICAR O GÁS? CONFESSE... VOCÊ É TOC?
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Mulheres de Armas
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Os meus olhos são de vidro
Hoje, apeteceu-me Eugénio.
Adeus
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos.
Era no tempo em que o teu corpo era um aquário.
Era no tempo em que os meus olhos
eram os tais peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade:
uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
:):)
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Respeito pelos "Tugas"
Ontem mereci o carimbo preto, fui censurada, pois a minha imaginação levantou asas e quis voar até África do Sul, ver cardeais, bispos e sacerdores equipados de calções a correr atrás de uma bola, a cuspirem para o chão, a fintarem os elementos da equipa adversária, a "fazerem-se" aos penaltis, e a gritarem palavras de ordem, outras, que não aquelas que estão habituadados a murmuriar. Não era giro? Foi assim que Mandela conseguiu unir aquele País... quem sabe se SS não conseguiria reunir o "rebanho".
PRONTO!!!! Não falo mais!
Só venho aqui explicar como foi possível a comitiva do Vaticano aterrar na Portela, contra todas as previsões vindas da Islândia, sobre a nuvem do seu vulcão.
Somos Portugueses, povo do desenrasca e sempre gostámos de receber os nossos convidados com todas as honras.
É o que se chama enfrentar o turo pelos "paus".
:):)
terça-feira, 11 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
Pedrada no charco
Gosto muito de brincar, de "humorar", não dispenso uma boa gargalhada, rir até não poder mais. Até podem pensar que a vida me passa ao lado. Tenho como um dos lemas de vida "fazer de um limão uma limonada". E tenho tido muitos limões...muitos mesmo. De uns fiz limonadas, de outros SPAs, de outros borboletas ou ainda seconds smiles. Mas não sou uma pessoa inconsequente ou inconsciente, à qual o mundo passe ao lado. Não vou enumerar as minhas virtudes, pois não me ficaria bem e hoje estou, de facto, num registo sério.
Uma amiga minha, muito amiga e muito próxima, quando me foi visitar ao hospital, ofereceu-me um livro cujo título é "Rosa Brava", com a dedicatória: "Para outra Rosa Brava, umas vezes amada, outras nem tanto, mas sempre admirada por todos pela força e pela coragem". Acho que isto basta para me conhecerem um pouco melhor (para aqueles que me seguem e ainda não me conhecem).
E porquê a pedrada no charco?
Sou uma das novas adeptas do Facebook e por estes dias de convalescença tenho tido tempo de sobra para explorar o dito site, que para além de facturar milhares atrai milhões. Sou um pouco elitista, confesso, nos "adere a isto" "converte-te aquilo" "joga aquilo outro". Detesto o "Farmville" sem nunca o ter experimentado, só por achar que é pura alienação..., mas há sites interessantes e houve um que me chamou a atenção.
Deparei-me com um post que alerta para uma petição que corre, a nível mundial, destinada a apoiar o recurso da iraniana Kiana Firouz que pretende obter asilo na Grã-Bretanhã, tendo-lhe o mesmo sido negado.
Se esta iraniana regressar ao seu país, o Irão será, seguramente, condenada à morte. Porquê?
Porque defende o amor, somente por isso.
Como é possível alguém ser condenado à morte, seja no Irão seja na Conchinchina por defender o "Amor"?
Mudou alguma coisa?
sábado, 8 de maio de 2010
Um miminho blogosférico e outras coisas mais
A. Exibir a imagem do selo no seu blog.
B. Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação.
C. Escolher outros quinze blogs a quem entregar o prémio Dardos.
D. Avisar os escolhidos
Do Papa e do S. Pedro
sexta-feira, 7 de maio de 2010
The second smile
Antes, com a bendita gargantilha de compressas e adesivos
Depois. Até a câmara se assustou! Mas sou eu!!Vejam, vejam bem:(((
Não há sorriso, de lábios, que disfrace este sorriso draculiano multicolor e cheio de pintarolas...Do lado esquerdo, ainda conseguem ver o mísero estado da orelha, negra que nem carvão...
Smile
Pensando bem, se já tinha um sorriso algo interessante, agora fico com dois. Um nos lábios e outro um pouco mais abaixo, no pescoço.
Há sempre jeito de fazer de um limão uma limonada, é preciso é imaginação, muita imaginação, idiotice (de ideias), descontracção, ...
Já vos disse que me fizeram uma plástica ao pescoço, à borlix? Pois é. Como não ficava bem a uma mulher de charme como eu ficar com dois "smiles" no pescoço, esticaram-me a pele do dito, de modo a removerem o smile de há três meses atrás e ficar apenas com um smile. Portanto :), just one.
Nada melhor que a Simone, a do outro lado de lá, para cantar o que me vai na alma, aquilo que eu sou e que, no fundo, todos aqueles que me conhecem, reconhecem em mim. Vero?
And :), allways :).
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Pontes
Somos povo trabalhador e honesto. Descontamos os nossos impostos, não pertencemos àquela "cambada" de gestores das EP que usufruem de uns milhões de euros anuais, carros topo de gama (para se espatifarem a alta velocidade na Av. da Liberdade), ajudas de custo, etc., e ainda dão lucro ao estado.
Não. Nós, somos a FPzinha cujo o salário médio anda à volta dos 25 mil euros anuais, sem mais regalias e damos prejuízo!
Nós não produzimos! Não "electrizamos" o país. Apenas tentamos educá-lo. Tentamos, foi o que escrevi. Não "financiamos" o país. Apenas tentamos instruir. Não "corrompemos" o país. Apenas tentamos civilizá-lo. Mas são tudo tentativas. E de tentativas está o inferno cheio. Todos nós sabemos que esta FPzinha não faz nada que se preze, só gasta, gasta, gasta. Gasta tudo a tentar.
Os pais queixam-se porque os meninos são uns mal educados, não sabem fazer contas de cabeça, nem onde fica o rio Tua, nem quem foi D. Afonso Henriques.
Os doentes reclamam, porque as listas de espera para as cirurgias continuam a crescer, os cuidados paliativos são uma alucinação e as taxas moderadoras verdadeiros convites a ataques cardíacos. Os aposentados chegam ao início do mês e vêem o fruto do trabalho de uma vida ir direitinho para a caixa registadora da farmácia, que agora já não faz aquele barulho dos cifrões a entrar, pois é tudo digital, mas o que é certo é que entram muitos e muitos cifrões neste negócio a que alguns ainda têm a distinta lata de chamar de lobby. Mas este não é EP, nem FP e muito menos FPzinha, mas ... mas...
E estes exemplos contaminam toda a restante FP média-baixa, desde o varredor de rua até ao chefe de serviço do hospital. Valha-nos os gestores das EP, esses que ganham os milhões anuais e, ainda diz o ministro, na televisão, que dão lucro ao país, ao contrário dos outros que dão prejuízo.
Claro!! Esses não vão aproveitar a tolerância do 13 de Maio, como os professores ,que vão ficar em casa, pois as escolas vão fechar todinhas!!! Os meninos vão ficar em casa!
Ora bem! E há mais... segundo o Público, muitos portugueses, vão fazer PONTE!! É esta FPzinha que dá prejuízo ao país! Certamente que os senhores que "electrizam ou financiam" o país não vão deixar o país à escuras nem os portugueses sem dinheiro. São pessoas que não mordem na mão de que lhes dá de comer (os euros, os carritos e os cartõeszitos).Unidos até à morte (leia-se processos... faces, freep, só para nomear os que começam por f). Já quem varre as ruas é capaz de deixar as ruas sujas e rumar para a Sardenha ou Singapura (hoje deu-me para os S), sem se preocupar com a sanidade pública, a saúde, ou o cumprimento dos programas! Estão a ver a diferença?
Ah! Se o nosso primeiro pudesse voltar atrás, tinha mudado o 13 de Maio para uma quarta-feira. Oh se tinha!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Revolution
O motivo do pesadelo foi ele, aquele sentimento que a humanidade quis inventar para colorir os romances, inventar a poesia e dar voz ao canto - o chamado Amor.
Ah, mas sou farmacêutica e mais tarde ou mais cedo vou fazer jus aos anos que andei a gastar dinheiro ao meu papá, a passear os livros , a decorar fórmulas infinitas, nomes infindáveis de compostos químicos, decorar processos de sínteses, queimar pestanas,...! E, pensando bem, não é tarde nem é cedo, é o momento certo. Aproveito a vinda de SS o Papa, inspiro-me e faço caridade de mão cheia, caridade às resmas, às paletes.
Vou inventar a fórmula mágica que liberte as mentes sãs mas oprimidas, as almas livres mas lacaias, desta forma de ditadura psico-emocional milenar, mundialmente consentida e aceite, cantada pelos poetas e louvada pelos Deuses do Olimpo.
Será uma nova revolução. A revolução da Ana.
Esperem para ver.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Do Papa e da nuvem
E como parece que não haver falta de borboleta ou bicharocos clandestinos que me impeçam de estabelecer raciocínios associativistas "herejo-criminosos", eis que dou comigo a pensar e a comentar (conspirar) e se... E se a nuvem do vulcão decidisse cobrir os abençoados céus entre Roma e Lisboa no dia 11 de Maio, exactamente na hora prevista para a viagem Papal??
Será que o Vaticano tem poderes para desviar o percurso da nuvem? Ou será que o nosso primeiro tem poderes para conceder tolerância de ponto à dita nuvem de modo a que a mesma não invada o espaço aéreo nacional sem ser convidada?
E se tão distintos representantes terrestres não tiverem poderes perante cinzas, sim, meus senhores, são cinzas, cinzas da terra, fará SS o Papa viagem peregrina por montes e vales, ou adiar-se-á o 13 de Maio?
Aguardemos tranquilamente os desígnios do Senhor, insondáveis, como bem sabemos...
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Ainda as Paixões...
E hoje apeteceu-me cantá-la. Não pela voz melancólica da Edith ou de um dos seus.Também o estado das minhas cordas vocais não o permite, pronto...
Escolhi o tio Frank, com a sua voz mafiosa, mais ao jeito da minha.
Imagino-me a passear as minhas echarpes esvoaçantes pelos Champs Elysees, ou sentada na esplanada do Café de la Paix, junto da Opera Garnier, com uma outra echarpe a cobrir o sitio da borboleta e com os "Cem Anos de Solidão" (que não há meio de terminar!) na mão. Ou ainda caminhando junto ao sena, estilo Grace Kelly, de chapéu de palha enfiado na cabeça, echarpe à volta do casulo da borboleta, óculos espelhados reflectindo os bateaux mouches e seus pares de namorados.
Que quadros!!
Louvre? D'Orsay? Nem pensar!! Ar,sol, vida, cor, luz!!
Paris!
domingo, 2 de maio de 2010
Paixões
"Por que não gosto de ter que escrever sobre temas pré- definidos. Não me saio bem. E depois Paixões é um terreno pantanoso. Que paixões? As permitidas ou as proibidas?"
Isto foi o que respondi.
O que pensei é que há sempre um jeito de escrever qualquer coisa e hoje é dia grande.
Hoje é dia da mãe.
Sei que é uma banalidade dizermos que os nossos filhos são a nossa maior paixão. Mas são-no , efectivamente.
É uma paixão não correspondida na mesma medida, o que a torna dolorosa. Uma paixão que sufoca, que dói, que não conhece paz, que não acalma com o passar do tempo.
É talvez a única paixão que não é amor à primeira vista, porque antes da "primeira vista" já há amor e já há paixão; já há carinho e já existe ternura; já sentimos dor e já nos aflige a preocupação.
É a única paixão que resiste aos rombos da desilusão erros genéticos ou dos picos hormonais da adolescência; aos feitos prematuramente irreverentes ou à passividade inata do nosso bem mais querido.
Querem que vos conte uma história? Aqui vai, fresquinha:
No dia seguinte ao voo da borboleta, uma das minhas paixões fez 17 anos.
Pensei para com os mil um tubos que tinha à minha volta: "Ana, há dezassete anos atrás, estavas numa cama da célebre instituição Maternidade Alfredo da Costa a olhar para uma coisinha pequenina, a tua bebé, finalmente a uma menina, tão perfeitinha, tão linda. Hoje, essa bebé está uma mulher e tu 17 anos depois estás novamente numa cama só que com mais tubos e mais cabelos brancos..."
Telefonei à minha paixão a dar-lhe os parabéns. Estava no intervalo das aulas. Toda entusiasmada com o seu aniversário, cheia de planos para o SEU dia. Talvez não tivesse tempo para ir ver a mãe. E não foi mesmo.
Acham que deixei de estar apaixonada ou fiquei zangada? Claro que não! É o que eu explicava, estas são mesmo daquelas paixões que a tudo resistem, até às slot machines!